geografia
População é o conjunto de pessoas que residem em determinada área, que pode ser um bairro um município, um estado, um país ou ate mesmo o planeta como um todo. Caracterizada por vários aspectos, por religião, etnia, local de moradia (urbana ou rural), atividade econômica, faixa etária e gênero. Que cresce em ritmo rápido desde a revolução industrial no século XVIII. Ate que em 2011 o planeta atingiu a marca de 7 bilhões de pessoas.
A partir das estatísticas da população podemos ver por meio de indicadores sociais, taxas de natalidade e mortalidade, expectativa de vida, índice de analfabetismo e distribuição de renda.
O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma. Para governantes em especial, é de fundamental importância, pois, permite traçar planos e estratégias de atuação, além de poder desenvolver um planejamento de interesse social. A população deve ser entendida como um recurso na medida em que representa mão de obra para o mercado de trabalho, soldados para a defesa nacional, dentre outras coisas. O ramo do conhecimento que estuda a população chama-se Demografia, portanto o profissional da área é o demógrafo.
2. Desenvolvimento
A população mundial ao passar dos anos aumenta sucessivamente sua quantidade, apesar de que 75 % dela são pessoas pobres ou emergentes que ganham por media US$1,25 por dia. Mas em países que puderam promover algumas reformas pode melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, como a China que retirou 475 milhões de pessoas da pobreza extrema. De acordo com a ONU de 1970 a 2009 o crescimento da população caiu de 2,1% para 1,2% ao ano. Mas mesmo assim se continuar neste ritmo a população saltara para 9 bilhões de pessoas ate em 2050. O crescimento populacional ou demográfico é observado a partir da taxa de imigrantes, do crescimento natural ou vegetativo e de fecundidade. Ou seja, a quantidade de imigrantes vindo do exterior. O crescimento natural ou