Geografia
A FORMAÇÃO E A DIVERSIDADE CULTURAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
(PÁGINAS 135 A 144)
Trabalho de Geografia
Nomes: Jonathan J. C. dos Santos – nº17
Lucas Vinícius – nº20
Série: 2ºE/EM
SBC 2014
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas do século passado e início deste, latino-americanos, chineses, coreanos, angolanos e outros povos africanos compõem os novos grupos que para cá vem se deslocando em busca de novas condições de vida.
Historicamente, todos esses povos vêm contribuindo para a formação da diversidade cultural de nosso país, o que se reflete em modos de vida, ideias, normas e valores, tanto em seus aspectos materiais quanto imateriais: língua, religião, leis, culinária, vestimenta, artefatos, arquitetura, festas populares, música etc.
Nesse trabalho observaremos a formação e a diversidade cultural da população brasileira. Dentro deste capítulo, estudaremos a formação e a diversidade étnico-cultural do Brasil conhecendo suas matrizes, os principais períodos e correntes imigratórias, os movimentos internos e a emigração, entre outros assuntos.
ÍNDIOS, NEGROS, BRANCOS, AMARELOS E MESTIÇOS (páginas 135 e 136)
Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, porém, não se sabe ao certo a quantidade de índios que viveram no território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Muitos índios morreram de doenças trazidas da Europa por eles, e etnocídio (destruição da própria cultura), pois passaram a falar outra língua, a professar nova religião, alteraram seus modos de vestimenta e alimentação.
Os índios são hoje 0,25% da população do país (460 mil indivíduos), e ocupam principalmente as regiões Norte e Centro-Oeste. Atualmente, a taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano.
No inicio da colonização, os portugueses foram se fixando no Brasil, e na metade do século XIX, africanos foram forçados a vir para trabalhar como escravos. Depois de 1870, europeus, asiáticos e latino-americanos, migraram para o Brasil,