Geografia
Escola de Engenharia de Lorena – EEL
Colégio Técnico de Lorena –“Prof. Nelson Pesciotta”
COTEL
REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL
Eliseu Caetano
Guilherme Ramos
Gustavo Antunes
Matheus Moura
LORENA – SP
2014
Eliseu Caetano
Guilherme Ramos
Gustavo Antunes
Matheus Moura
REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL
LORENA – SP
2014
Desenvolvimento
1. Região centro-oeste
A região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE em 1969. É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país e a cidade mais populosa da região.
Com uma área de 1 606 403,506 km3, o Centro-Oeste é a segunda maior região do brasil em superfície territorial. Por outro lado é a região menos populosa e possui a segunda menor densidade populacional. A região Centro-Oeste é a única que faz limite com as demais regiões.
Imagem 1: Mapa Político da região centro-oeste do Brasil
1.1 Relevo Como em quase todo o território brasileiro, o relevo da região é marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes:
Planalto Central
Planalto Meridional
Planície do Pantanal
Planalto Central O planalto central é um grande bloco rochoso formado por rochas cristalinas, sobre as quais se apoiam camadas de rochas sedimentares. Existem trechos em que as rochas cristalinas aparecem livres dessa cobertura sedimentar, surgindo aí um relevo ondulado. Nas áreas em que as rochas cristalinas estão cobertas pelas camadas sedimentares, são comuns as chapadas, com topos planos e encostas que caem repentinamente e recebem o nome de ‘’serras’’. Nestas regiões, as chapadas possuem a denominação de chapadões. As chapadas estão presentes na maior parte da região, e em Mato Grosso