Trabalho sobre moradia em Belo Horizonte
Uni Bh
Trabalho Interdisciplinar da Graduação (TIG)
Belo Horizonte 2013
Centro Universitário de Belo Horizonte
Aguimara Oliveira
Magna de Oliveira Teixeira
Maria Aparecida Castro
Mariana Porto de Oliveira
Renata Coeli P. dos Reis
Trabalho Interdisciplinar da Graduação (TIG)
Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Belo Horizonte como requisito parcial para aprovação no trabalho interdisciplinar de graduação (TIG) II.
Orientador: Professor Luis Filipe Arreguy Soares
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
O movimento nacional de luta pela moradia (MNLM) foi criado em julho de 1990, no I ENCONTRO NACIONAL DOS MOVIMENTOS DE MORADIA, com representação de três estados brasileiros. Materializou-se através das grandes ocupações de áreas e conjuntos habitacionais nos centros urbanos, deflagrados principalmente nos anos de 1980.
Este movimento nacional de luta pela moradia tem a proposta de acabar não só com o déficit habitacional através de estimulo á organização e articulação nacional de luta pela moradia, desenvolvida pelos sem tetos, pelos inquilinos (os que pagam aluguel), os mutuários, e os ocupantes de terras que são invadidas de forma desorganizada, desprovidos de infraestrutura e acabam colocando em risco a própria vida, devido ao desespero por não ter um lar digno para viver com suas famílias. Unificando suas lutas pela conquista da moradia e o direito fundamental á cidade. O debate da REFORMA URBANA compreende não somente pela questão de se ter uma casa própria, mas exige todo um contexto: educação, saúde, trabalho, comunicação, meio ambiente, economia, uma mobilidade social e urbana, relações sociais dentre outras.
Este movimento tem sido organizado em 14 Estados Brasileiros dos quais: Pará, Espirito Santo, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Acre, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal é um movimento de