Geografia
A Petróleo Brasil S/A (Petrobras) foi criada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo como principal objetivo a exploração petrolífera no Brasil
Investir na Petrobras já foi sinônimo de negócio sólido; mas mais recentemente, o papel da estatal viu fortes tombos, e atualmente se vê no centro do noticiário político e econômico em função de uma série de escândalos e da possibilidade de uma instalação de uma CPI.
A consultoria Economatica fez um levantamento mostrando quanto teria hoje um investidor que tivesse investido 100 mil reais na Petrobras, tomando como base o início de cada ano desde 2000.
Mais de 312 mil trabalhadores investiram até 50% de seu suado FGTS nas ações da Petrobras em 2000.
As ações da Petrobras alcançaram o menor valor desde 2005, segundo dados da consultoria Economatica. A queda, de cerca de 3%, acontece no dia seguinte à divulgação do balanço da empresa de 2013. Ações preferenciais perderam 3,5% e fecharam a R$ 13,69, menor valor desde 27 de dezembro de 2005. Os papéis ordinários caíram 2,86% e terminaram valendo R$ 12,90, menor patamar desde 5 de agosto de 2005.
Em 2008, as ações da maior estatal brasileira valorizaram bastante e chegaram a valer 103 reais. No entanto, os trabalhadores viram nos últimos meses seu dinheiro evaporar por conta dos escândalos de corrupção descobertos na companhia, que envolvem executivos da estatal, fornecedores e políticos, todos eles ainda sob investigação.
Note que quem investiu na Petrobras até 2006 ainda está no lucro, em termos nominais. Porém, quem investiu de 2007 para cá está no prejuízo. Desde então, houve altos e baixos violentos, mas o mau desempenho das ações no longo prazo pode ser explicado por inúmeros fatores. Um deles é a crise econômica mundial em 2007-2008 e seus reflexos posteriores; há ainda a desaceleração recente da economia chinesa, grande consumidora das commodities brasileiras; e a grande necessidade de investimentos por parte da