Geografia
Em complemento ao procedimento corporativo GC 1013, esta instrução estabelece os métodos de recebimento, de manuseio, de armazenamento, movimentação de estoques, preservação, embalagem e expedição de produtos, visando a conservação da sua integridade.
2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
São responsáveis pelas atividades descritas abaixo, os almoxarifes, os expedidores de materiais, auxiliar de matéria-prima, os líderes de Recebimento de Matéria-prima e Expedição de Produto Acabado.
2.1 RECEBIMENTO DE MATERIAIS
Receber os materiais adquiridos nas áreas especificamente designados conferindo os dados das Notas Fiscais respectivas ou Conferência Cega, contra o físico correspondente, disponíveis no sistema informatizado. Se houver quaisquer discrepâncias, informar o Recebimento Fiscal (no caso de conferência por Nota Fiscal). Emitir o Controle de Material Recebido - (CMR) - utilizando-se do formulário FGB-013 / FJC - 263, preenchendo-o adequadamente, encaminhando uma via ao Laboratório/CQ no caso de matérias-primas /Produto Acabado ou, ao Controle de Qualidade-, no caso de correias, slabs importados e componentes metálicos, e mantendo uma via junto ao material correspondente sendo também colocado uma etiqueta filhote para cada Sub-divisão( Palets) que compõe o lote. Exclui-se a emissão do CMR para os materiais não produtivos.
2.1.1 Recebimento de Containers Químicos
2.1.2 Recebimento de óleo
Antes da entrega do combustível, o responsável pelo recebimento do caminhão-tanque deve assegurar que nenhum veículo ou equipamento esteja posicionado na área onde o caminhão-tanque e os mangotes de descarga ficarão localizados; O motorista do caminhão-tanque deve estar utilizando, de maneira correta, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) recomendados: calçado de segurança, uniforme de tecido natural (normalmente algodão), luvas de PVC ou nitrílica, óculo de segurança e capacete de segurança;