Geografia
Poucas áreas ainda não sofreram transformações e mesmo aquelas intocadas, estão sob o controle politico, sujeitas a acordos comercias internacional, mas nessas áreas também atuam os interesses de diversos grupos, uns que buscam a sua preservação e outros que desejam explora-los de forma predatória.
A paisagem é nada mais do que a aparência da realidade diante dos nossos olhos, é basicamente tudo aquilo que nossa percepção visual consegue captar, embora essas paisagens materializem muitas relações sociais elas não percebidas por olhos inexperientes, é nesse caminho que se baseia o estudo do espaço, desvenda-las requer observação, estudo e pesquisa.
O espaço geográfico é a associação entre sociedade e paisagem, esta é formada por objetos artificiais ou culturais construídos pelo homem, já o espaço contém todos esses objetos e as relações que se desenvolveram na vida em sociedade.
A geografia enquanto ciência se dedica hoje a nos ajudar a compreender o espaço geográfico e as relações entre a sociedade e a natureza. A sua origem é antiga, a milênios foi criada por pensadores que elaboraram os primeiros conceitos geográficos vinculados a filosofia, a matemática e as ciências da natureza. No final do século XIX um importante pensando alemão – Friedrich Ratzel definiu a geografia como ciência humana, embora na pratica sempre tenha sido tratada como ciência natural, assim seus discípulos radicalizaram suas ideias, dando origem ao determinismo geográfico.
No final do século XX, um geografo francês – Paul Vidal de la Blache, defendeu a