geografia
Neste trabalho, abordaremos a primeira e a segunda fase dos chamados (tigres asiáticos), países que fingiram no inicio do processo das chamada globalização econômica, no inicio da década de 1980.
Esses países tiveram subsídios econômicos de países ricos, tais como: os EUA e o Japão.
- TIGRES ASIÁTICOS
O termo Tigres Asiáticos ou Quatro Tigres Asiáticos refere-se às economias desenvolvidas: Hong Kong; Coreia do Sul; Singapura; Taiwan.
Esses territórios e países localizados no sudeste da Ásia, apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de1960 e 1990.
- HISTÓRIA
A partir da década de 1980, alguns territórios do Pacífico malaio-asiático começaram a apresentar altos índices de crescimento econômico e influência no mercado mundial, sendo por isso designados tigres asiáticos.
Os termos lembram agressividade e é exatamente essa a característica fundamental das quatro economias (Hong Kong não é considerado EstadoNacional) que formam esse grupo. Eles se utilizaram de estratégias arrojadas para atrair capital estrangeiro - apoiada na mão-de-obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos de instalação de empresas.
O país asiático que iniciou esse ciclo rápido de crescimento foi o Japão, com uma bem sucedida reforma agrária, seguida de um aumento rápido da renda dos fazendeiros, que criou um mercado local para novas fábricas. O Japão atuou não só como estímulo, mas também como exemplo. A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em toda a área circundante do Pacífico.
O crescimento mais marcante foi o apresentado pela Coreia do Sul, que ficou conhecido como o "Milagre do rio Han". Na década de 1960, o país era um dos mais pobres países da região, com menor desenvolvimento. Da década de 1980 até o presente, a Coreia do Sul se transformou em um país desenvolvido, com renda alta e elevados valores de IDH e