MEITODOS ENSINO

272 palavras 2 páginas
ALFABETIZAÇÃO
1-A psicogênese da escrita língua escrita, teoria de Emília Ferrero e Ana Teberosky, difundida no Brasil na década de 80 causou uma revolução conceitual sobre a Alfabetização em nosso país. De acordo com os estudos realizados, explique alguns princípios dessa abordagem.

-A Psicogênese da língua escrita descreve como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de ler e escrever, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante aquele que a humanidade percorreu até chegar o sistema alfabético.

2-Níveis da evolução que a criança passa no momento que se relaciona com o processo de aquisição dos códigos linguísticos.

- Nível pré-silábico, em um primeiro momento, o aprendiz pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou outros sinais gráficos, imaginando que a palavra assim inscrita representa a coisa que a se refere, como no exemplo:
IEAFL= DIRETORA
LEIFI= ESCOLA

- No nível alfabético, o aprendiz analisa na palavra suas vogais e consoantes. Acredita que as palavras escritas devem representar as palavras faladas, com correspondência absoluta de letras e sons, como no exemplo:
ESCOLA=ESCOLA
PROFEÇORA=PROFESSORA
MUITO=MUITO

-No nível silábico, o aprendiz descobre que a palavra escrita representa a palavra falada, acredita que basta grafar uma letra para se poder pronunciar uma sílaba oral, mas só entrará para o nível silábico, com correspondência sonora a mediada que seus registros apresentarem esta relação, como no exemplo:
AO=SAPO
EIO=MENINO

-No nível silábico alfabético o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor que a sílaba, como no exemplo:
PAO=PATO
SPAT=SAPATO

Relacionados