Geografia
CURSO DE GEOGRAFIA
ALUNO: ELSON LUIZ GONZAGA
TENDÊNCIAS E MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO MODERNO: Reestruturação econômica global e reforma do Estado.
Belém-PA
2013
TENDÊNCIAS E MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO MODERNO: Reestruturação econômica global e reforma do Estado.
Este trabalho elaborado por Heidrich, um professor de Geografia pela UFRGS, mestre em Geografia pela UNESP e Doutorando em Geografia Humana pela USP; que trata dos fundamentos da formação do território moderno, diante as tendências e mudanças atuais no espaço econômico global e reforma do Estado. Faz compreender os processos atuais de reorganização do espaço, por sua vez são determinados por uma gama complexa de fenômenos os quais tem sido apresentados sinteticamente como globalização.
Em uma visão geopolítica, o que realmente está sendo modificado é a atual forma com que os territórios estão arranjados. Os territórios são estes em que mecanismos são engendrados as suas formações constituem os primeiros passos para desanuviar a compreensão dessas mudanças.
O território é decorrente mais das relações entre uma diversidade de lugares absolutos, como habitats, povos, cidades, portos ou regiões, do que da própria necessidade particular da localização de cada grupo humano. Por isso, o campo geral de tais relações é composto principalmente por aquelas de natureza mercantil, cultural, política e militar, as quais se manifestam entre coletividades e seus respectivos lugares. Tendo-se constituído a condição relacional do espaço, a reprodução de cada lugar absoluto não mais será determinada exclusivamente pelas condições e variáveis internas ao mesmo, senão que será produto da imbricação destas com as externas.
Entretanto, o território não é um dado natural, é uma construção geográfica, demarcada pela ação humana, e composta de variedades, estados e manifestações. Do