Geografia
GEOGRAFIA
OS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA AGROPECUÁRIA E A LUTA CAMPONESA PELA TERRA
LUCAS BASTOS DE OLIVEIRA
SÃO PAULO
SETEMBRO DE 2014
LUCAS BASTOS DE OLIVEIRA
OS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA AGROPECUÁRIA E A LUTA CAMPONESA PELA TERRA
Trabalho apresentado como exigência para obtenção do grau de Ensino Médio em Geografia da EEMI REVERENDO TERCIO MORAES PEREIRA .
Orientador: Maria José
SÃO PAULO
SETEMBRO DE 2014
SUMÁRIO
Índice de figura
1 INTRODUÇÃO
A agropecuária é o conjunto das atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Apresenta grande importância para a humanidade e para a economia, visto que sua produção é destinada ao consumo humano e para a venda dos produtos obtidos. No entanto, vários problemas ambientais estão sendo desencadeados em virtude da expansão da agropecuária e da utilização de métodos para o cultivo e criação de animais. Este trabalho ira conter alguns problemas principais desse fato.
As lutas dos camponeses é esclarecida a partir dos significados e sentidos espaciais que os movimentos sociais têm, ou seja, os processos de espacialização e a territorialização das suas lutas, são questões importantes para os geógrafos. A luta pela terra e por educação das famílias trabalhadoras do MST apresenta uma configuração territorial. Porém, outras formas de organização da classe trabalhadora e camponesa anteriores ao MST deixaram as suas marcas no território e na memória.
2 IMPACTOS AMBIENTAIS DA AGROPECUÁRIA
O principal impacto ambiental da atividade agropecuária é a modificação da forma de uso e ocupação do solo.
As atividades agropecuárias são muito importantes para a humanidade, pois estão diretamente relacionadas a produção de alimentos, assim, são geradoras de inúmeros impactos ambientais positivos, como, por exemplo, desenvolvimento regional.