stc5
CURSO ________________________ 2011 / 2012
Avaliação
Formando Formador Formando: __________________________________________________
Data: _____ / _____ / ______ ÁREA/Assunto: __________________
Formador / Mediador: _______________________
Perfis sociais dos utilizadores de novas tecnologias
Tendências de utilização dos telemóveis: a perspetiva portuguesa
(…) Variáveis tais como a idade ou o género são cruciais no seio da caracterização do utilizador do telemóvel em termos mundiais. Mas quais as especificações do utilizador português? Será que ainda perduram, por exemplo, diferenças significativas em termos de utilização entre homens e mulheres, ou o país já transitou para a fase de esbatimento observada em outros países europeus a este nível?
(…) Apesar da elevada taxa de penetração dos telemóveis em Portugal, que de acordo com a ANACOM ultrapassa já os 100%, apenas 74,4% dos inquiridos no âmbito do projeto “A Sociedade em Rede em Portugal 2006” afirmou ter pelo menos um telemóvel.
A diferença entre a penetração acima indicada, por um lado, e as respostas obtidas, por outro, deve-se a vários fatores, tais como o facto de existirem utilizadores que dispõem de mais de um cartão ativo, a ativação de novos cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à internet, o facto de existirem cartões ativos afetos a máquinas, equipamentos e viaturas, ou o facto de existirem cartões afetos a empresas.
De acordo com a informação recolhida pela ANACOM nos Inquéritos ao consumo das comunicações eletrónicas de fevereiro de 2004, junho de 2005 e fevereiro de 2006, são as variáveis idade e nível de instrução que mais diferenciam os utilizadores do Sistema de Telecomunicações Móveis (STM) dos não utilizadores.
Estas conclusões são confirmadas pelo presente estudo, verificando-se de facto uma relação negativa entre a idade e a penetração do STM.