Geografia
Curso: Licenciatura em Geografia Disciplina: Espaço, Natureza e Sociedade Coordenador: Valter Luiz de Macedo AD1
Base: Aulas 01, 02 e 03 Total de questões: 09 Valor total: 10
1ª PARTE: Em cada questão, marque apenas a alternativa correta. (0,5 pto cada)
1. Da forma mais geral possível, pensar geograficamente o mundo significa a) reconhecer a importância da dinâmica de cada sociedade em suas relações cotidianas e em sua base econômica. b) priorizar o entendimento das regras sociais como preponderante para a sua organização em classes sociais. c) entender que os processos sociais são específicos de cada grupamento humano e que independem do tempo histórico considerado. d) perceber o espaço como fonte principal das nossas questões e interpretações sobre a relação homem/natureza. e) analisar criteriosamente a dinâmica da natureza em seus múltiplos processos e causas, inclusive, a ação humana.
2. Quando falamos em um conjunto de elementos físicos que expressam os fenômenos na natureza, acrescidos de um conjunto de materialidades construídas e vividas em sociedade, consideramos a) o que se chama de natureza do espaço. b) o espaço concebido na antiga Grécia.
1
c) a natureza na concepção de Kant. d) os “fixos” construídos pelas sociedades. e) a visão mais remota sobre o espaço.
3. Sobre o momento em que o conhecimento geográfico se baseava em preceitos cristãos, concebendo a natureza como sujeito de toda ação e o espaço emanado de conteúdo religioso, é correto afirmar que a) refere-se ao período histórico denominado de Idade Moderna. b) caracterizava uma Geografia voltada para a experiência prática. c) traduzia-se na visão de mundo apresentada pelo grego Strabo. d) compilava tudo que fora produzido pelo conhecimento clássico. e) ignorava as questões mundanas da época em suas reflexões.
4. O mapa do mundo de 1570, elaborado por Abraham Ortelius e mostrado na figura 1.4 da