geografia
Porto Alegre, Setembro
2014
Introdução As rochas estão separadas em três grupos: Rochas Magmáticas ou ígneas, rochas Sedimentares e rochas Metamórficas. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto, e também, entender como e por que ocorre a erosão.
O surgimento dos continentes Segundo a teoria da deriva dos continentes, a cerca de 200 milhões de anos atrás havia um só bloco continental: a Pangea. O metereologista alemão Alfred Lothar Wegener, formulou uma segunda teoria em 1915, que indicava que o grande continente foi se dividindo lentamente até formar os continentes como conhecemos hoje.
Rochas magmáticas As rochas podem ser consideradas ácidas, básicas ou neutras. Quanto ás magmáticas são originadas a partir da consolidação do magma. Sendo que por sua textura pode se determinar as condições geológicas em que estas rochas se formaram. Quando a consolidação do magma ocorre dentro da crosta terrestre, as rochas são denominadas plutônicas, em casos onde ocorra o extravasamento do magma na superfície, num pequeno intervalo de tempo, as rochas originadas são denominadas vulcânicas ou extrusivas.
Rochas Sedimentares As rochas sedimentares apresentam-se em formas de camadas ou estratos. Nessas rochas encontramos fósseis, ao contrario das magmáticas. Elas sofrem a ação do calor solar, da água e do vento como forma de decomposição. Temos como exemplo: o arenito, o calcário, os cascalhos e seixos.
Rochas Metamórficas O termo metamórfica vem do grego e significa mudança na forma. As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha, quando é levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde ela se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais. O estudo das rochas