Geografia
UNIDADE VARGINHA
TRABALHO DE GEOGRAFIA
CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA
Aluno:
Matheus Almeida Silva Oliveira
Professor:
Cleber Abreu da Silva
VARGINHA-MG
2014
1)
A) Na Amazônia, a lei é a da selva. Faltam Justiça e polícia, e os crimes são castigados em proporção ainda menor do que no resto do Brasil. O banditismo e a impunidade germinam sobre um caos fundiário sem paralelo no país. Apenas 4% das propriedades rurais da região estão legalizadas. Posseiros e grileiros controlam uma área equivalente a 18% do território nacional. Para os narcotraficantes, a Amazônia é uma região de pouco risco e alto retorno. A Polícia Federal, responsável pela repressão ao comércio de entorpecentes, mantém um contingente diminuto na área. Até missões bem-sucedidas raramente redundam em prisões. Quando os policiais chegam a descobrir e destruir pistas de pouso usadas pelos traficantes, dificilmente alguém responde pelo crime, porque elas são construídas em verdadeiras fazendas cuja posse é contestada.
B) Os países que fazem fronteira com a região Amazônica são pobres, não possuem potencial para participar no MARCOSUL e o Brasil exportam muito mais para estes países do que importa.
C) Maior fiscalização, unificação dos países para criação de uma moeda única, livre circulação de mercadorias entres os países.
2) Um fator que atrapalhou muito a exploração da região amazônica foi o desconhecimento da área e a mata densa de difícil acesso e exploração, onde também havia muitos índios, podendo gerar conflitos , durante a exploração da área desconhecida.
A Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) foi criada em 1948 dentro das medidas resultantes do Plano Salte na administração do presidente Eurico Gaspar Dutra, com a finalidade de promover o desenvolvimento da produção agropecuária e a integração da Região à economia nacional, pois esta parte do país estava