Qualidade de vida e saúde no trabalho
1. INTRODUÇÃO
A qualidade de vida no trabalho estabelece um conceito entre as organizações que constituem um conjunto de ações que envolvem o diagnostico e implantação de melhorias, inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, se desenvolvendo dentro e fora do ambiente de trabalho. O principal fator pelo qual deve esse resultado é a motivação que está diretamente ligada aos desejos e anseios de cada pessoa, é um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcance de metas propostas.
Percebe-se, no contexto atual que as empresas estão buscando cada vez mais a melhoria de convívio e relacionamento com seus funcionários, assim buscando com a Qualidade de Vida no Trabalho atrair e manter seus funcionários, trazendo à satisfação e como conseqüência à lucratividade da empresa. Assim os trabalhadores estarão sempre motivados, dispostos com energia para o comprometimento com seu trabalho.
A qualidade de vida no trabalho constitui-se de uma ferramenta muito importante para as organizações, onde proporciona uma maior participação por parte dos colaboradores, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho e com o próprio ambiente de trabalho.
Motivação é baseada em pilares que vem de dentro das pessoas, já a liderança é de acordo com o estilo do individuo aonde a satisfação vem mutuamente. Um ambiente de trabalho agradável facilita a relação entre lideres e funcionários, assim fazendo com que eles cumpram seus objetivos profissionais e pessoas dentro da empresa.
2. JUSTIFICATIVA
A importância das necessidades humanas varia conforme a cultura de cada indivíduo e de cada organização. Portanto a Qualidade de Vida no Trabalho não é determinada apenas pelas características individuais ou situacionais, mas, sobretudo pela atuação sistêmica dessas características individuais e organizacionais. A Qualidade de Vida no Trabalho envolve dimensões