Agua
A secretaria do meio ambiente do estado de são Paulo buscando efetivar ações na melhoria da gestão ambiental com resultados e transparência traçou um programa de trabalho considerando os pontos fundamentais da dinâmica fragilidade do meio ambiente consonância com o desenvolvimento sustentável de acordo com as Prioridades da sociedade paulista. Dentre os 21 projetos, o Projeto Aquíferos, visa promover a proteção da água subterrânea no Estado de São Paulo, criando mecanismos de controle e restrição, e propiciar condições de uso sustentável deste recurso. Coordenado pelo Instituto Geológico, e com o envolvimento dos diversos órgãos preocupados com a água subterrânea, as diretrizes deste projeto enfocam a divulgação de informações, mecanismos técnicos e legais de gestão, pesquisa e capacitação. E estão buscando através deste livro de forma fácil de compreender, uma forma de conscientizar o uso de poços de agua. Uma vez usado em forma errada, é prejudicial à saúde de quem usa o poço e o assunto se torna bem mais agravante quando uma possível contaminação deste afeta o lençol freático.
Para entrarmos afundo no assunto é importante sabermos como funciona o ciclo da água, uma vez aprendemos no ensino fundamental, mas sempre é bom relembrar. Existem três ciclos:
Sólido: águas das geleiras.
Liquido: águas de rios e mares.
Gasoso: águas na atmosfera, nas nuvens.
*A evaporização associada á transpiração das plantas é denominada de evapotranspiração.
* Aquíferos: São águas encontradas nos poros e sedimentos e nas fraturas da rocha. *a água subterrânea esta em constante circulação e flui lentamente através dos poros da rocha. Quanto mais homogêneos o tamanho é a distribuição dos gases, maior é a interconexão entre poros e a capacidade do aquífero em transmitir água.
As rochas sedimentares (arenitos, cascalhos), são constituídas de grão minerais. A água percorre e permanece, temporariamente, armazenada nos