Pesquisa bibliográfica, documental e experimental
É o ponto de partida para qualquer pesquisa científica e influência todas as etapas na medida em que se é dado o embasamento teórico do trabalho.
É desenvolvida mediante material já elaborado, decorrente de pesquisas anteriores. Consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa.
É imprescindível, portanto, antes de todo e qualquer trabalho científico realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Fazer um histórico sobre o tema
Atualizar-se sobre o tema escolhido
Encontrar respostas aos problemas formulados Levantar contradições sobre o tema
Evitar repetições de trabalhos já realizados
No que diz respeito a estudos contábeis, notase que a pesquisa bibliográfica esta sempre presente, seja como parte integrante de outro tipo de pesquisa ou exclusivamente enquanto delineamento.
Caracteriza-se pela busca de informações em materiais que ainda não receberam um tratamento analítico.
Para que o pesquisador extraia informações dos documentos é preciso investigá-los e examiná-los a partir de técnicas, etapas e procedimentos apropriados.
Neste tipo de pesquisa os documentos são classificados em dois tipos principais:
Fontes de primeira mão;
Fontes de Segunda mão;
Na contabilidade este tipo de pesquisa é utilizado com certa freqüência, principalmente quando se deseja analisar o comportamento de determinado setor da economia, aspectos relacionados à situação patrimonial, econômica e financeira.
Para desenvolver uma pesquisa experimental é preciso realizar um experimento, que pode ser realizado como uma pesquisa de campo ou pesquisa de laboratório.
A principal característica dos experimentos esta na manipulação.
Pesquisa de Campo;
Pesquisa de laboratório;
Obrigado.