Criterios de Pesquisa
O leitor deve ser informado sobre o tipo de pesquisa que será realizada, sua conceituação e justificativa à luz da investigação específica. Há vários tipos de pesquisa, mas vamos aos critérios básicos:
a) Quanto aos fins lucrativos, uma pesquisa pode ser: Exploratória, Descritiva, Explicativa, Metodológica, Aplicada, Intervencionista. Trata-se de uma pesquisa descritiva, pois pretende expor as características das metodologias de balanço social atualmente utilizada;
b) Quanto aos meios de investigação, pode ser: Pesquisa de Campo, Pesquisa de Laboratório, Documental, Bibliográfica Experimental, Ex Post Facto, Participante, Pesquisa- Ação e Estudo de Caso. Trata-se de pesquisa, ao mesmo tempo, bibliográfica e documental.
Fins Lucrativos:
Exploratória: A Investigação Exploratória não pode ser confundida com leitura exploratória, é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Esta pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências praticas com o problema pesquisado e analise de exemplos que “estimulem a compreensão”. (Selltiz et al., 1967, p63)
Descritiva: A Pesquisa Descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descrevem embora sirva de base para tal explicação. Elas têm como objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental etc. Outras pesquisas deste tipo são as que propõem estudar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, as condições de habilitação de seus habitantes, o índice de criminalidade que aí se registra