sociologia
Nome: sílvia silvestre uachane Curso: 1º ano de Gestão Hoteleira Cadeira: Sociologia do Turismo
Conhecimento
Conhecimento científico
Os três níveis de conhecimento científico: inorgânico, orgânico e superorgânico.
Faz-se hoje, uma distinção em relação aos três níveis de conhecimento científico: o inorgânico , estudado pelas ciências físicas; o orgânico, investigado pelas ciências biológica; o superorgânico, abrangido pelas ciências sociais. De acordo com esta concepção, o campo de ação das ciências sociais tem inicio justamente quando o estudo físico e biológico do homem e seu universo terminam. Os três níveis encontram-se inter-relacionados, e a transição de um para outro é gradativa. O superorgânico é observado no mundo dos seres humanos em interação e nos produtos dessa interação: linguagem, religião, filosofia, ciência, tecnologia, ética, usos e costumes e outros aspectos culturais e da organização social, portanto ao estudar o superorgânico, as ciências sociais tem seu interesse voltando para o homem em sociedade.
O fato social
Conceituação- Émile Durkheim
O estudo científico da sociedade sofreu indiscutível impacto, no seculo X, com a contribuição de Durkheim. Ele formulou, com firmeza e convicção, uma assertiva que fortemente repercutiu nas interpretações sociológicas. Qualificou, com efeito como uma “coisa”, e preconizou que, para estuda-lo, fossem aplicados os métodos e processos, isto é, os recursos experimentais empregados nas ciências exatas. Para a explicação do fato social e não meramente históricas, psicológicas e biológicas.
O pensador francês, em defesa do seu ponto de vista, apresenta uma definição clara, compreensível e mesmo correta: “É fato social toda a maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada,