Segunda Guerra Mundial
Este trabalho falará sobre a segunda guerra mundial.
A grande depressão acabou com a excessiva produção e exportação dos produtos norte-americanos, além de ser um dos fatores que culminaram ao inicio da guerra.
A segunda guerra mundial é conhecida por ser a continuação da primeira, onde os países tentam resolver suas diferenças e acabar com sentimentos revanchistas.
Por fim, este trabalho tem como objetivo explicar os fatos ocorridos na guerra.
A Grande Depressão Ao fim da primeira guerra mundial, os Estados Unidos eram a principal potência econômica do mundo, enquanto os países da Europa se encontravam devastados. A Europa, focada em sua reconstrução, precisava das importações dos Estados Unidos, entretanto, já reconstruída, diminuiu as importações de produtos industrializados e agrícolas. As indústrias norte-americanas aumentaram os estoques de produtos, pois não conseguiam mais vendê-los. Grande parte dessas indústrias tinham ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos haviam investido nessas ações. Em outubro de 1929, houve uma corrida de investidores que tentavam vender suas ações. Essa corrida teve efeitos colaterais e as ações foram desvalorizadas rapidamente. Muitas empresas foram á falência e o desemprego atingiu cerca de 30% dos trabalhadores. A crise de 1929 não se restringiu somente aos Estados Unidos, pois, nesta época, muitos países tinham relações comerciais com ele.
Até mesmo o Brasil foi atingido, já que os Estados Unidos eram os principais compradores do café brasileiro. Por causa da crise, os preços diminuíram muito e a importação do café também. E para evitar uma excessiva desvalorização, o Estado comprou e queimou toneladas de café, diminuindo desta forma a oferta, além de conseguir manter o preço principal do produto na época. Embora, vendo por outro lado, a crise do café tenha alavancado a indústria brasileira.
Saídas para a Crise de 1929
Nos Estados Unidos, Franklin