Geografia
A partir do século XIX, o Brasil começou a se desenvolver com a chegada de indústrias, pois cafeicultores investiam seus lucros em estabelecimentos de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. Esses estabelecimentos como vimos, começaram a se instalar no estado de São Paulo e Rio de Janeiro, locais que atualmente são mais desenvolvidos industrialmente.
Quando Vargas subiu ao governo (1930-1945) a industrialização brasileira ganhou um grande impulso. Seu grande objetivo era que o Brasil tivesse indústrias nacionais e não dependesse mais da exportação de produtos, a partir de então o Brasil cresceu em grande escala no que tratamos de Processo Industrial. O Brasil passou a crescer mais quando as indústrias europeias estavam “detonadas” por causa da Segunda Guerra Mundial. Além disso, Getúlio criou a Petrobras que impulsionou ainda mais o desenvolvimento no Brasil, pois seus produtos eram todos derivados do petróleo.
Já no período de governo de Juscelino Kubitschek (1956 -1960), o Brasil ganhou novos rumos, pois ele permitiu a entrada de multinacionais no país como grandes montadoras de veículos internacionais (Ford, General Motors, Volkswagen e Willys).
Concluímos que, nas ultimas décadas de XX o processo industrial continuou a crescer gradativamente, embora, em momentos de crises econômicas no Brasil ela veio a ser estagnar. Podemos dizer que atualmente o Brasil possui um processo industrial considerado bom em relação a países desenvolvidos, hoje o país já produz diversos produtos que são exportados em grande escala. Mas ainda depende de algumas exportações como, por