GEOGRAFIA
Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC.
Departamento de Historia e Geografia
Curso: licenciatura plena em Geografia
Disciplina: Praticas de dimensões políticas e sociais
Profª Fernanda
As correntes do pensamento geográfico
Aluno:
Steven de Acantara Lima
Código: 1345223
CAXIAS-2014
O ESPAÇO E AS CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRAFICO
Como ciência social a geografia tem como objetivo de estudo a sociedade que, no entanto, é objetivada via cinco conceitos chaves que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem á ação humana modelando a superfície terrestre: paisagem, região, espaço, lugar e território.
Cada um dos conceitos-chave acima indicados tem sido objetivo de amplo debate interno como externo á geografia, envolvendo assim não-geografos. Por outro lado, o debate conceitual não é exclusivo à geografia: vejam-se, por exemplo, os conceitos de valor entre os economistas, classes social entre os sociólogos e cultura entre os antropólogos.
Espaço e a geografia tradicional
A geografia tradicional em suas diversas versões privilegiado os conceitos de paisagem e região, em torno deles estabelecendo-se a discussão sobre o objetivo da geografia e a sua identidade no âmbito das demais ciências.
O espaço, em realidade, não se constitui em um conceito chave na geografia tradicional. Contudo, está presente na obra Ratzel e de hartshornw, ainda que, como no caso do segundo, de modo implícito.
De acordo com MORAES (1990), o espaço em Ratzel é visto como base indispensável para a vida do homem, encerrando as condições de trabalho, quer naturais, quer aqueles socialmente produzidos. Como tal, o domino do espaço transforma em elemento crucial na historia do homem.
Espaço e geografia Teorético-quantitativa.
Calcada no positivismo lógico a revolução teorético-quantitativo da década de 1950 introduziu profundas modificações na geografia, Como apontam, entre