Geografia
Em 1994, quando se torna presidente da África do Sul, Nelson Mandela (Morgan Freeman) recebe um país dividido pela disputa racial. Enquanto os negros comemoram sua vitória, e sonham com uma nação mais justa para eles, os brancos vivem outra realidade, e têm como símbolo maior de seu patriotismo o desacreditado time de rúgbi. A proximidade da Copa do Mundo, em 1995, faz com que a disputa racial invada os estádios, com os negros torcendo para a seleção da Inglaterra.
Disposto a usar a linguagem universal do esporte para unir seu povo, Mandela pede ajuda ao capitão da seleção africana, Francois Pienaar (Matt Damon). O presidente convoca o jovem e quer que juntos transformem o time de rúgbi em uma seleção competitiva capaz de disputar o título. A união do poderoso líder negro e o jovem esportista branco faz com que a África do Sul consiga uma campanha inacreditável no campeonato, ajudando a dar uma paixão em comum para toda a população do país.
Baseado na história real da disputa da Copa do Mundo, em 1995, Invictus é dirigido pelo premiado cineasta Clint Eastwood. Ao saber da realização, Nelson Mandela afirmou que o único que poderia interpretá-lo seria Morgan Freeman, que foi o primeiro ator chamado para o filme. O roteiro, do sul-africano Anthony Peckham, foi baseado no livro Playing The Enemy, de John Carlin. Para se preparar para viver Pienaar, Damon treinou rúgbi com Chester Williams, que também jogou na seleção sul-africana de 1995.
Resumo:
Em 1990 tinha fim na África do Sul o brutal regime do Apartheid, que durante décadas segregou os negros dos brancos daquele país. Nesse ano, o principal líder da resistência contra o regime, Nelson Mandela, era libertado após passar 27 anos preso. A partir desse momento, iniciava-se um novo período para a África do Sul, baseado na igualdade das raças.
Nelson Mandela foi eleito presidente nas primeiras eleições livres do país, em 1994. Seu discurso pregava a criação de um único país