Geografia
Nesta parte vamos revisar alguns passos que nos ajudarão a formar uma equipe eficiente.
1º Passo: Ter uma meta comum
Um grupo de pessoas se torna uma equipe quando todos os participantes têm uma META comum, que seja importante para todos e que todos entendam qual é seu propósito.
Ninguém se compromete com algo que não conhece.
Por exemplo: Um time de jogadores é uma equipe porque todos têm uma meta comum: jogar por um clube com o qual se identificam, vestem sua camisa, treinam e se preparam para os encontros desportivos, participam em campeonatos e olimpíadas nas quais buscam fazer o maior número de pontos que possam. Todos os jogadores encontram-se plenamente comprometidos com sua meta.
Do mesmo modo, todos os membros de uma equipe devem estar comprometidos com uma meta que seja importante para todos.
2º Passo: Promover uma energia saudável
Para que possamos crescer, desde que nascemos necessitamos de certos cuidados aplicados de maneira harmoniosa. A alimentação balanceada nos dá energia para realizarmos todas as nossas atividades, tais como caminhar, correr, falar, inclusive dormir e respirar. Da mesma forma, a equipe, para crescer e se fortalecer, necessita da energia de todos os seus membros.
Os componentes de uma equipe podem mostrar dois tipos de atitudes: os que colaboram, são responsáveis, ajudam aos outros, dão sugestões e idéias e emitem sua opinião. Estas atitudes positivas transformam-se em Energia Disponível para a equipe e ajudarão no crescimento, no sentido de alcançar suas metas.
Por outro lado, estão os que têm atitudes pessimistas, são irresponsáveis, reivindicadores, introvertidos e fazem críticas negativas. Estas atitudes tornam-se um perigo para a equipe e a chamaremos de Energia Residual, porque permanece nos indivíduos e não há compromisso com sua meta.
No entanto, essa energia residual poderá tornar-se disponível, quando se envolve as pessoas com a meta comum da equipe e se