geografia
É onde se manifestam os fenômenos sociais. Esse espaço é construído e transformado pela ação humana: seja com a instalação de indústrias, organização das práticas agrícolas, construção de cidades ou até mesmo com o desvio de leitos de rios ou construção de barragens para diversos fins.
Podemos dizer, também, que o espaço geográfico é fruto da interação humana com a natureza, uma vez que ele se manifesta a partir das ações antrópicas através da utilização e exploração dos recursos naturais.
Para controlar, planejar e elaborar suas práticas sobre o meio é preciso estabelecer a sua compreensão, através do entendimento de como a natureza se comporta em seus mais diversificados aspectos. Para isso, torna-se importante o estudo do relevo, da distribuição das florestas e matas, das formas de representação gráfica, entre outros temas, o que colabora para a existência de uma interface entre os mais diversos ramos, como a Cartografia, a Biologia, a Geologia e tantos outros.
Mais do que simplesmente conhecer o mundo onde vivemos na forma de informações estáticas e aleatórias, praticar a Geografia é aventurar-se pelas dinâmicas espaciais, conhecendo os fenômenos terrestres, suas lógicas e suas inter-relações.
Conheça os nossos textos e compreenda de forma leve e dinâmica os mais diversos temas da ciência geográfica, como a Geografia Humana (econômica, urbana, entre outras), a Geografia Física (climatologia, paisagens naturais, entre outras) e suas ocorrências tanto no Brasil quanto no mundo.
A Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenómenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas.1 A Geografia estuda a superfície terrestre.2 A origem etimológica do termo é derivada dos radicais gregos geo = "Terra" + graphein = "escrever".3 4 Descreve as paisagens que resultaram da relação entre o homem e a natureza.2 Desde a mais alta antiguidade o homem se