geografia
Tempo geológico e evolução da vida
José Tadeu Garcia Tommaselli
Para falarmos de vida sobre a Terra, temos antes qu e falar um pouco sobre a biosfera .
Ela é o sistema terrestre onde ocorre toda a vida n o planeta Terra e é o que torna o nosso planeta único dentre todos os demais do sistema solar. Sem nenhuma sombra de dúvida, na ótica humana, a biosfera é a característica mais marcante do nosso planeta.
O entendimento de todos os fatores que controlam os processos associados à vida é o principal esforço conjunto de todos os cientistas do mundo que estejam envolvidos com as questões geológicas, biológicas e paleontológicas.
Na realidade, muitas perguntas precisam ser respondidas e muitas outras surgirão, como sempre a contece no processo científico.
As pesquisas que trabalham com esses assuntos inclu em abordagens sobre o funcionamento e estabilidade dos ecossistemas do pa ssado mais remoto da Terra, devem entender a dinâmica da biodiversidade, em escalas d e tempo extremamente longas e, dentro da base de conhecimento adquirida, prever o vigor da f utura biosfera. Todos esses itens estão inexoravelmente amarrados e exigem um esforço multi disciplinar de toda a gama de cientistas que trabalham com disciplinas que envolva a naturez
a. Esses cientistas precisam atuar em todas as escalas espaciais: micro, local, regional e glob al. Considerando-se a escala de tempo antrópica, a prot eção da biosfera no nosso tempo é responsabilidade que não pode ser delegada e mant erá o patrimônio natural da humanidade bem como alavancará o avanço da sociedade humana, r umo a um mundo menos perverso e mais harmônico, onde o capital seja colocado a serviço d o ambiente e não para explorá-lo.
A manutenção de uma ecologia global em estado saudá vel (ou em perfeito funcionamento) é um dos problemas mais urgentes das sociedades atuais do planeta. Não é difícil avaliar, mesmo que superficialmente, o cenário esta