geografia
O Brasil foi um dos que mais cresceu economicamente no século XX, mas tem hoje umas das maiores concentrações de renda do mundo, e elevadas taxas de pobreza, violência e até trabalho escravo. Apesar do parque industrial diversificado, não conseguiu competitividade no que exige inovação. Em grande parte, pela falta de investimento em educação e pesquisa. Embora tenha melhorado seu índice de desenvolvimento humano, o país não conseguiu eliminar o analfabetismo e só 15% da população com mais de 15 anos têm domínio de leitura e escrita. A consciência socioambiental dos empresários ainda dá os primeiros passos. Mesmo com alto nível tecnológico e produtividade, o agronegócio vem expandindo-se á custa das floretas e do cerrado, do desemprego, contaminação e desperdício de água, mostras da opção por um desenvolvimento insustentável.
2 Agricultura Sustentável
Existem dezenas de definições para se explicar o que é agricultura sustentável. Deixando de lado as nuanças, pode-se dizer que todas transmitem a ideia de um sistema produtivo que garanta: manutenção, em longo prazo, dos recursos naturais e da produtividade agrícola; o mínimo de impactos adversos ao ambiente; otimização da produção com um mínimo de insumos externos, satisfação das necessidades humanas de alimentos e renda; atendimento ás necessidades sociais das famílias e das comunidades rurais.
Surgirem na Europa as seguintes vertentes: Biodinâmica, orgânica e biológica e, no Japão a agricultura natural. Durante décadas, essas vertentes se mantiveram á margem da produção agrícola mundial e da comunidade cientifica agrônoma. Eram consideradas retrógradas e sem validade cientifica.
Mas no final dos anos 1960 tornaram-se mais evidentes os danos ambientais provocados pela agricultura moderna. A constatação de que os alimentos e o leite materno continham resíduos de produtos químicos utilizados na agricultura soou como um alarme para a população e para a comunidade