Geografia
Sua teoria tem como princípio que os continentes migram horizontalmente, ou seja, de leste a oeste e vice-versa, essa movimentação é decorrente do peso das massas continentais que são leves, devido sua formação a partir de silício e alumínio, que desliza sobre uma camada constituída por silício e magnésio.
Para Wegener, provavelmente a crosta terrestre, no passado, teria se submetido a um processo de retração em períodos mais remotos, e assim proporcionado uma redução de volume global.
No período carbonífero na era Paleozóica, há aproximadamente 250 milhões de anos, a Terra não possuía uma configuração como a atual, naquele momento não existia separação entre os continentes como conhecemos hoje, por exemplo, as Américas eram divididas da África pelo Oceano Atlântico. Nesse período, havia uma única massa continental, denominada de Pangéia, e existiam também mares rasos chamados de epi-continentais (massa continental cercada por um único oceano, esse denominado de Pantalassa).
A partir da Pangéia foi feita uma divisão ou classificação, na qual, o norte é chamado de Laurásia e o sul Gondwana, que posteriormente vieram a se separar.
O que é Vertente:
Vertente é algo que verte, que derrama. O significado é normalmente aplicado em vertente de água. Uma vertente de água é qualquer superfície com determinada inclinação que permita o escoamento de água.
Em Geografia, vertente é o declive de um dos lados de uma montanha, por onde escoa a água da chuva. Neste caso é sinônimo de encosta. Em uma bacia hidrográfica, as vertentes são elementos fundamentais nos terrenos montanhosos, pois contêm grande parte da vegetação e estabelecem uma ligação entre o relevo e o leito