Geografia
A cordilheira dos Andes possui aproximadamente 8000 km de extensão.
A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até à Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos.
Possui duas zonas climáticas, a temperada e a tropical.
Na zona climática tropical, as montanhas apresentam enorme variedade de paisagens nas encostas, desde presença de florestas latifoliadas tropicais no sopé ate geleiras eternas no cume.
No sul a na zona climática temperada, possui florestas coníferas e campos.
Mais ao sul nas latitudes mais elevadas, neves eternas recobrem as montanhas, desde a base ate o cume.
Área de domínio do clima polar: a tundra
No norte do Canadá, faixa de altas latitudes, o clima subpolar predomina caracterizado por longos invernos, que fazem com que a neve dure quase todo o ano. Nos breve período de degelo, surge a tundra, constitui uma vegetação rasteira muito diversificada, formada, sobretudo, por musgos e liquens.
Área de domínio do clima temperado frio – taiga
Ocupa todo o centro do Canadá, dominado pelo clima temperado frio. Apesar das estações estarem bem definida, seus invernos são mais longos, determinando a presença da taiga. A floresta de pinheiros também chamada de floresta canadense ou boreal, sendo muito explorada pela indústria de papel e celulose. Atualmente programas de reflorestamento rigoroso foram implantados para proteger a floresta.
Área de domínio do clima temperado típico – pradarias
Estende-se do sul do Canadá ao centro dos Estados Unidos. As quatro estações do ano são bem caracterizadas e registram chuvas generosas. Favorecendo a ocorrência das pradarias, extensos campos de gramíneas que recobrem todo o solo de forma homogênea.
Partes das pastagens naturais ainda são aproveitadas pela pecuária. A expansão dos grandes cinturões agrícolas,