Filme: "o triunfo"
TEMÁTICAS EDUCACIONAIS BASEADAS NO FILME “O TRIUNFO: A HISTÓRIA DE RON CLARK”.
2. RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA
Pesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humano. A qualidade da educação depende cada vez mais da parceria entre a escola e a família, ou seja, estes dois aspectos se complementam na formação do caráter e na educação de crianças e jovens. A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente, pois a vida familiar e escolar se completa (SILVA, 2008).
“A família e a escola emergem como duas instituições fundamentais para desencadear os processos evolutivos das pessoas, atuando como propulsores ou inibidores do seu crescimento físico, intelectual e social” (POLONIA e DESSEN, 2005).
No ambiente escolar a criança investe seu tempo envolvendo-se em atividades diversas ligadas às tarefas formais (pesquisa, leitura dirigida, entre outras) e também aos espaços informais de aprendizagem (recreio, excursões entre outras atividades de lazer). Neste contexto o atendimento às necessidades cognitivas, psicológicas, sociais e culturais é realizado de uma maneira estruturada e pedagógica do que no ambiente familiar. “A família não é, portanto, o único contexto em que a criança tem a oportunidade de vivenciar novas experiências e ampliar o seu repertório como sujeito de aprendizagem e desenvolvimento” (CEZAR-FERREIRA et al apud POLONIA e DESSEN, 2005).
Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução. Segundo Silva (2008), pais e educadores precisam estar cientes que apesar das transformações pelas quais passam as famílias atualmente, estas continuam sendo a primeira fonte de influência no comportamento,