As providências tomadas pelos governos após o caso enron para evitar a ocorrência de novas fraudes.
Contextualização
O processo de instabilidade e das transições na economia mundial faz com que as empresas procurem desenvolver instrumentos estratégicos de decisão, que possibil item a tomada de ações precisas, na busca contínua de seu posicionamento num mercado cada vez mais amplo e competit ivo.
A evolução tecnológica tem exigido uma atenção especial à gestão do sistema de informação no qual a empresa está inserida, sendo necessário a harmonização do conjunto de informações disponíveis para a real ização dos planos traçados e dos objetivos definidos. A obtenção de informações, adequadas ao processo de gestão, depende do sistema de controle interno adotado na organização, para orientar a elaboração de mecanismos de apoio ao desempenho das diversas atividades executadas.
Todas as empresas têm controles internos, porém a questão é verificar se são consistentes ou não com as atividades desenvolvidas. Diante da real idade fica difícil imaginar que muitas organizações não dispõem de um sistema de controle adequado à sua estrutura operacional, o que compromete a continuidade do fluxo das operações e o alcance de resultados satisfatórios.
A qual idade dos negócios está relacionada com a forma como são conduzidos e, principalmente, em como estão sendo controlados. Neste contexto, faz-se necessário procedimentos de controle consistentes, para orientar a execução e o monitoramento das diversas atividades em seu ambiente de atuação.
CONTROLE INTERNO
2.1 Conceitos e Definições de Controle Interno
A palavra “controle” se originou do idioma francês contrôle, e segundo Ferreira (2002), em seu Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, significa o ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o do modo mais conveniente. Já Chiavenato (2003, p. 635) define controle como a função administrativa que consiste em medir o desempenho a fim de assegurar que os