Academia 2013
Esta diversidade de papéis tem uma conseqüência imediata. A dificuldade em recrutar e treinar supervisores, pois o cargo é definido mais pelas habilidades do ocupante do que pelas exigências da empresa. Tornou-se convenção de que o supervisor de vend12 é alguém que não tem a habilidade do vendedor nem o conhecimento e experiência suficiente para ser gerente.
Mas então para que serve o supervisor de vend12?
Supervisionar significa inspecionar um trabalho. (Dicionário Houaiss).
Podemos então afirmar que o supervisor é aquele que acompanha e inspeciona o trabalho da força de vendas. Bem temos então um papel claro para o Supervisor de Vendas.
Que conhecimentos deve ter o supervisor de vend12 para poder inspecionar e corrigir o processo de vend12 utilizado pelos venderes?
Conhecer o produto e suas aplicações mais profundamente que a própria força de vend12, para poder verificar a argumentação utilizada pelos vendedores e esclarecer suas dúvidas.
Conhecer o mercado, as peculiaridades de cada região e o potencial de consumo dos clientes para estabelecer cotas e rotinas de trabalho.
Conhecer as rotinas comerciais da empresa para identificar quais vendedores não estão seguindo as normas ou subutilizando o sistema de informações comerciais.
Conhecer o Ciclo da Venda para identificar se o vendedor está percorrendo corretamente os diversos passos da venda e corrigir eventuais distorções.
Ter habilidade relacional para mobilizar a