Trabalho Controladoria Estrat gica
MBA Controlaria e Contabilidade Estratégica
Bianca Augusta de Almeida
Dayane Ferreira Galliano
Isabelle Gamarros de Siqueira
CONTROLES INTERNOS
Prof. Igor Moreira
São Caetano do Sul
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O controle interno vem ganhando espaço cada vez mais no Brasil, embora, ainda seja confundido com auditoria interna. O controle interno se refere a normas e procedimentos adotados para melhor gerenciar a empresa com o objetivo de proteger seu patrimônio. E a auditoria interna tem a função de revisar e fiscalizar se as normas e procedimentos adotados pela empresa estão sendo cumpridos e se são eficazes.
Existem inúmeros fatores com relação a pessoal, tecnologia, sistema de informação, processos de reestruturação que devem ser analisados e submetidos a um controle interno por apresentarem risco de erros no processamento e registro das vendas, compras e demais operações e na preparação das demonstrações financeiras. Quanto melhor for o seu controle interno, a empresa evitará consideravelmente elevados custos com fraudes, erros ou omissões, ou então, conseguirá detectá-los com mais facilidade para tomar as atitudes necessárias.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a grande importância do controle interno nas empresas para a proteção do seu patrimônio, bem como, a importância do planejamento, implantação, organização e monitoramento dos seus controles com eficiência e eficácia resultando assim em benefícios para a empresa. O controle interno se refere a um conjunto de normas e procedimentos adotados por uma empresa de acordo com suas reais necessidades, com a finalidade de evitar, prevenir e detectar possíveis erros, fraudes ou omissões; comprovar a veracidade dos relatórios contábeis, financeiros ou operacionais; estimular a eficiência do pessoal, mediante a vigilância que exerce através dos relatórios;