CONCHA ACUSTICA
DEFINIÇÃO:
A acústica é o ramo da física associado ao estudo do som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.
Na cadeia geração e recepção acústica inclui-se o indivíduo que recebe o efeito sonoro e o evento que dá origem ao fenômeno. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.
Os especialistas de acústica arquitetônica estudam o comportamento do som em recintos fechados ou semi-abertos e a transmissão sonora entre recintos fechados. A absorção do som é importante no caso de se estudar o comportamento do som em recintos fechados ou semi-abertos, a fim de garantir boas inteligibilidade da fala ou da música. O isolamento sonoro nas edificações em geral, assim como nos projetos urbanísticos, é importante para minimizar a propagação de sons indesejados e assim minimizar os efeitos negativos dos mesmos. Exemplos da acústica arquitetônica são as conchas acústicas de teatro ao ar livre ou a acústica em igrejas.
FONTE: http://www.panoramio.com/photo/74471523
CONCHA ACÚSTICA:
O som dos instrumentos musicais propaga-se, salvo algumas exceções, em todas as direções. Quando se criam grandes auditórios, e de forma a não se perder a pressão sonora das orquestras, criam-se conchas acústicas. A concha acústica é um equipamento (fixo ou móvel) disposto à volta da orquestra mas aberto para o lado da plateia, refletindo o som em direção ao público. As conchas acústicas podem ser ao ar livre ou estar dentro de uma sala de espetáculos. As conchas acústicas ao ar livre normalmente são fixas, construídas em