Governança corporativa
Novo Mercado – BM&F Bovespa
https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:EvYMs3__RJIJ:www.bmfbovespa.com.br/empresas/download/guia-de-sustentabilidade.pdf+&hl=en&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESg4KKk3r0jdLqHe_OZju0fl1EdKDz-0jesO0rQwciajFNM-_HFpqPA7sT45ZTg4VXBMXbta0Qks2tApTdzoXdxixSgB9n3wHu-oblzGlbHEbc8Z-WCrPIdQr_c5q2HGq9Xcd3U7&sig=AHIEtbQlG26TKWZMlGxgZ9eh12PROUDeCA
http://www.bmfbovespa.com.br/InstSites/RevistaBovespa/98/Capa.shtml
Introdução
Com o passar dos anos, os mecanismos de gestão corporativa sofreram diversas modificações em seus conceitos base, porém, podemos afirmar que é essencial para a longevidade de uma empresa e manutenção da sua vantagem competitiva que seus dirigentes estejam sempre atualizados e alinhados com tendências globais dos modelos de gestão. Atualmente tem-se como diretriz da gestão empresarial a Governança Corporativa.
A Governança Corporativa pode ser descrita como um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, tendo como foco o relacionamento entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. O objetivo fim dessa diretriz é fazer surgir nas corporações um controle melhor das suas organizações, criando não só mecanismos internos de regulação, mas também códigos de ética e de conduta.
A cultura da Governança Corporativa surgiu em meio a um cenário mundial marcado por crises de confiança, com isso, os mercados e empresas precisaram buscar meios de demonstrar, de forma confiável, que não estavam suscetíveis a escândalos e fraudes, sendo o primeiro instrumento utilizado a auto-regulação. Além do controle de seus processos, a Governança considera como prioridade das empresas responsabilidade social e ambiental.
Origem da Governança Corporativa
Até a década de 70 as empresas eram majoritariamente administradas por seus fundadores, sendo muitas vezes familiares.