geografia
Consideramos como espaço natural àquele que resultou da própria evolução das condições naturais, sem que tenha havido interferência da ação do homem. Sabendo-se a ubiqüidade do homem e a sua ação inteligente sobre o meio ambiente, organizando-se de acordo com seus interesses, temos de adquirir que as áreas ocupadas pelo espaço natural na superfície da Terra são diminuídas a tendem a se reduzir cada vez mais, à proporção que o homem, munido de técnicas cada vez mais avançadas, expande a sua área de dominação sobre a superfície do planeta. Acreditamos que nos tempos primitivos, entre os povos mais atrasados, a adaptação do homem às condições naturais era feita de tal forma que tanto ele como os animais dependiam inteiramente das condições naturais e só vagarosamente ia transformando o espaço natural em espaço geográfico ou seja, espaço geográfico é aquele que é modificado pelo homem para sua sobrevivência.
Espaço Natural e Geográfico. (retirados do Google.)
Lugar
O lugar ganha em abrangência de significado deixando de ser compreendido apenas como um espaço produzido, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega idéias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.
Muito além de um espaço físico, de uma paisagem repleta de elementos e de referências peculiares passíveis de descrições objetivas e racionalizadas, o lugar, na visão humanística, constitui-se como uma paisagem cultural, campo da materialização das experiências vividas que ligam o homem ao mundo e às pessoas, e que despertam os sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo. É, portanto, fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que vive.