Geografia
I. PAISAGEM E ESPAÇO GEOGRÁFICO
- O homem (na história): transformação da Natureza para garantir a sua subsistência.
- Trabalho humano: artificialização do espaço geográfico (uso de novas técnicas) – áreas agrícolas, o surgimento e crescimento urbano-industrial, construção de estradas, portos, hidrelétricas, etc.
- Milton Santos: algumas regiões são o meio técnico-científico e informacional do mundo (devido à incorporação da ciência, da tecnologia, da informação e do conhecimento).
- Mesmo as áreas pouco transformadas já estão delimitadas e politicamente controladas. Ex: Antártida, interior da Floresta Amazônica, etc.
- Paisagem: aquilo que “nossos olhos” captam (é a aparência da realidade). Compõem-se de objetos artificiais ou culturais (ação do homem) e de objetos naturais (frutos de processos da Natureza).
- Espaço Geográfico: associação entre a sociedade e a paisagem. “Se a humanidade fosse extinta, ocorreria o fim da sociedade – e do espaço geográfico – mas a paisagem construída permaneceria” Milton Santos.
II. A ORIGEM DA GEOGRAFIA
- É antiga, vinculado à Filosofia, à Matemática e às Ciências da Natureza.
- Grécia: Heródoto, Eratóstenes, Estrabão – análise dos fenômenos naturais, descrição das paisagens e estudo da relação Homem-Natureza.
- Cláudio Ptolomeu: registros geográficos, cartográficos e astronômicos.
- Século XVIII: alemão Immanuel Kant – sistematização do conhecimento geográfico.
- Século XIX - Alexander Von Humboldt/Karl Ritter: a geografia como ciência, passando a ser pesquisada e ensinada nas universidades.
- Friedrich Ratzel: um dos fundadores da geopolítica (séc. XIX) “quando a sociedade se organiza para defender um território, transforma-se em Estado.”
- Território: espaço geográfico sob o