Tecnologia na educação
Equipe: Caroliny Guedes, Jaquelyni Guedes, Jordânia Marins, Michele Silva, Rafaela Mara e Simone Ordine – 6º Período de Pedagogia.
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
RESUMO: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) englobam um conjunto de tecnologias microeletrônicas, informáticas e de telecomunicações que potencializam a aquisição, a produção, o armazenamento, o processamento e a transmissão de dados na forma de imagem, vídeo, texto ou áudio, desenvolvidas no interior das bases materiais e sociais da economia, da sociedade e da cultura. Por este motivo, a incorporação das TICs, em especial, da informática na educação, determina e/ou potencializa mudanças qualitativas nos processos pedagógicos. Segundo perspectiva freireana, tornou-se evidente o anacronismo da concepção "bancária" da educação, da qual o educando é um receptor passivo do conhecimento depositado pelo professor. Esse imaginário ainda resiste e contribui, em muito, para a rejeição da adoção das novas tecnologias de informação nas práticas pedagógicas, impedindo que os efeitos positivos da informática sejam alcançados de maneira plena no ambiente educacional. Com o acesso a informática, a escola detém um poderoso instrumento para a superação das deficiências do sistema educacional brasileiro, gerando um desenvolvimento do processo educacional, do qual seja criativo e flexível, propiciando a criação de novos ambientes de aprendizagem, buscando assim, a formação de cidadãos críticos e produtivos.
Para que haja uma ação eficiente da informática, se faz necessário uma infra-estrutura e equipamentos adequados, alterações no papal dos principais atores do processo de ensino-aprendizagem, sendo eles, a escola, o professor e o aluno, a formação de professores habilitados no manuseio dessa ferramenta e a capacitação continuada dos mesmos, em metodologias e práticas de ensino.
Outro ponto importante que a informática na educação