Geografia
Conceitualmente Empresas Multinacionais, são empresas que tem atuação em mais de um país.
Existem diversas empresas americanas com atuação no Brasil, como: Ford, GM, Delphi, Fedex, Dell, Apple, Microsoft, entre outras dezenas que podemos exemplificar.
Assim eles buscam aumentar sua área de atuação, buscando mercados em que possuem interesse, e consequentemente aumentar seu faturamento mundial e lucratividade.são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. Geralmente são grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.
As multinacionais dos Estamos unidos
No governo Collor, no início da década de 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro, com a redução dos impostos de importação. A oferta de produtos cresceu e os preços de algumas mercadorias caíram ou se estabilizaram. Os efeitos iniciais destas medidas indicavam que o governo estava no caminho certo, ao debelar a inflação que havia atingido patamares elevados no final da década de 1980 e início da década de 1990, mas isso durou pouco tempo.Ao mesmo tempo, o governo passou a incentivar os investimentos externos no Brasil mediante incentivos fiscais e privatização das empresas estatais. No entanto, estes investimentos chegaram um pouco mais tarde, dado o receio dos investidores frente à instabilidade econômica do país naquele momento.O processo acelerado de abertura econômica, mais intenso no governo Fernando Henrique Cardoso, fez com que muitas empresas não conseguissem se adaptar às novas regras de mercado, levando-as à falência ou a vender seu patrimônio. Muitas multinacionais compraram essas empresas nacionais ou associaram-se a elas. Em apenas uma década as multinacionais mais que dobraram sua participação na economia brasileira.
Do ponto de vista da ciência política, o conceito de Estado Nação tem sido considerado como o mais importante do