Geografia
1.1) REGIÃO
- Associada à localização e à extensão de um certo fato ou fenômeno;
- Unidade administrativa: ideia de divisão regional – diferenciação de áreas;
- Divisões não definitivas – servem para o entendimento de um problema (ex.: para entender o desenvolvimento desigual do território); colaborar com certa explicação a partir de critérios pré-estabelecidos.
1.2) A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
- O espaço geográfico é um espaço diferenciado em virtude, principalmente, da variedade de elementos da natureza e das sociedades.
- Regionalizá-lo significa dividi-lo em regiões ou grupos de países, levando em conta as diferenças e semelhanças das diversas áreas, baseando-se principalmente nas variedades paisagísticas ou na organização socioeconômica.
1.3) O MUNDO REGIONALIZADO – PROPOSTAS DE REGIONALIZAÇÃO:
1. Divisão em continentes
2. Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos
- Joseph Alois Schumpeter (1883-1950) - propôs o conceito de desenvolvimento econômico condicionado às idéias de inovação tecnológica e da ruptura do “fluxo circular”.
- Privilegiou a atuação do empreendedor, do inovador na superação da condição de pobreza, da precariedade.
- Estabeleceu a divisão do mundo entre aqueles que se desenvolveram e os que supostamente poderiam se desenvolver.
3. Países Centrais e Periféricos
- Rosa Luxemburgo (1870-1919) - No sistema capitalista, segundo esta concepção, os países centrais e os países periféricos travam um conflito desigual, no qual não há espaço para que os menos abastados alcancem qualquer forma de progresso, seja social ou econômico.
- Cada país ocupa um espaço e desempenha seu papel no mundo capitalista, assim a periferia jamais chegará ao centro. 4. Países do Norte e do Sul
- Esta proposta não apresenta um autor precursor, mas cabe destacar o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Após décadas de Guerra Fria, o enfrentamento ideológico entre Socialismo e Capitalismo perdeu espaço