geografia
Essa região engloba a Noruega e a Suécia, localizadas na península Escandinava, além de Finlândia, Islândia e Dinamarca; abrange também Estônia, Letônia e
Lituânia, que a partir de 1990 se tornaram independentes da então União Soviética. A inclusão desses países na região justifica-se por motivos econômicos e por sua proximidade étnica e cultural com os finlandeses.
Na Noruega, Suécia e Finlândia predominam a atividade pesqueira e a extração de madeira. É nessa região que ocorrem as mais baixas temperaturas de todo o continente europeu.
Durante o inverno, a superfície das águas do porto de Helsinque, capital da Finlândia, congela, como se vê na foto.
Clima
Em parte da Península Escandinava e da Rússia, o clima temperado continental — mais seco, com verões quentes e chuvosos e invernos extremamente frios — e o clima polar — com invernos rigorosos e verões curtos, que caracteriza uma parte da Península Escandinava e da Rússia européia .
Relevo: Hidrografia
Apresenta uma rede hidrográfica em que se destacam não só rios mas principalmente de lagos. Exemplo de alguns lagos: Peipus, Vanern. Exemplo de alguns rios: Rio Ume, Rio Indai. Os rios de maior destaque nascem na região dos alpes Escandinavos para a produção de eletricidade.
OSLO
Uma cidade cosmopolita que não esquece as origens. A mais antiga cidade norueguesa tem uma localização geográfica privilegiada, de frente para o Fjord de Oslo, e rodeada de montanhas. O belo porto e a península de Bygdoy, evidenciam a tradição marítima da Noruega. Oslo é a mais antiga das capitais escandinavas, foi fundada no ano de 1050 e é capital do país desde 1299. A cidade já se chamou Cristiana, em homenagem ao rei sueco que a conquistou em 1629.
Museu ao ar livre de Oslo Noruega