geografia
O livro órfãos das águas escrito pelo autor Wilson nogueira, trata-se de uma obra que tem como foco a luta para defender o meio ambiente e expressa o trabalho para salvar o peixe-boi da extinção. O livro não se trata apenas da preocupação exclusiva de ecologistas ou cientistas, mas de uma questão urgente da civilização, que deve ocupar a consciência de todos os cidadãos do planeta.
Wilson Nogueira nasceu em Parintins, dia 8 de setembro de 1958. É jornalista, sociólogo, mestre e doutorando em sociedade e cultura da Amazônia na universidade federal do amazonas.
O texto é escrito a partir das lembranças de um menino do interior que fala de suas vivências junto à natureza e chama a atenção para a necessidade de se preservar a natureza e, assim, salvar o planeta da destruição.
Lá na beira do lago do limão, Cate ouve do avó Duca relatos sobre peixes-bois que dividiam as águas com lendárias cobras grandes. Esse livro é sem duvida uma historia cheia de aventuras e curiosidades que quando descobertas fazem uma mudança surpreendente.
Cate era um menino muito curioso e que logo depois da visita do cientista James Brown que foi para a cidade se Santa Rosa tentar alerta aos pescadores da cidade de que pescar ou capturar os peixes-bois não estava sendo certo, o menino teve a chance de conhecer o local de trabalho do cientista que era a cidade da ciência e que lá descobriu muito sobre a vida do peixe-boi.
Cate passou o final de suas férias pela cidade da ciência, onde ele como um menino muito curioso conseguiu descobrir muitas coisas sobre o peixe-boi e também pode aprender sobre outros animais em extinção.
A narrativa acaba com a volta de Cate a cidade de Santa Rosa e conta para todos da comunidade o que ele aprendeu e conta as experiências que ele viveu pela cidade da ciência, logo em seguida Cate tem uma reunião com todos os pescadores e explica o que tem que melhorar e tentam chegar em uma acordo para salvar os