geografia
"Tempos Modernos" de Charlie Chaplin
O filme faz várias críticas ao tratamento à classe trabalhadora e aos burgueses, donos dos meios de produção que "exploravam" a mão de obra, mostram as condições dos trabalhadores naquela época da revolução industrial que o objetivo principal das empresas era o lucro. adoecendo, e é internado em um sanatório. Os operários trabalhavam com cargas horárias extensas, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos e máquinas de manuseio extremamente perigosos. A luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor, eram constantes desde a Revolução Industrial.
O homem começa a ser substituído por máquinas, é necessária de mão de obra especializada, fazendo com que vários trabalhadores ficassem desempregados.
Quando retornou deparou-se com a crise de 29, o país passava por uma grande miséria, desemprego e fome da população. Ele se obrigou a buscar um emprego.
Na cidade havia uma grande confusão, protestos, greves, ele acabou sendo confundido com um agitado comunista e foi preso. Depois acabou sendo solto porque ele ajudou a policia aprender um traficante. Depois ele conheceu uma moça e logo se apaixona, ele tenta arruma emprego, mas não consegue se mante em nenhum. Ele acaba trabalhando com a moça em um café onde se sentia muito feliz por trabalhar em algo que se satisfaz.
Charles Chaplin retratou toda a realidade da época, havia várias pessoas desempregadas, passando fome, trabalhando em situações precárias, os operários trabalhavam muito e ganhavam pouco, havia várias manifestações, os trabalhadores queriam melhores condições de trabalho e salário digno, já os patrões queriam maior produção, o filme é muito interessante, pois retrata todos esses fatos, com poucas falas.
O operário tem uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria e seu almoço era visto como prejuízo então enquanto trabalhava