Geografia f sica
Relevo
No território alagoano é identificado três unidades de relevo: planície litorânea, planalto e depressão. Destes podemos tomar como exemplo a Depressão Sertaneja e do São Francisco, o Planalto de Borborema e as Planícies e Tabuleiros litorâneos. Em grande parte do estado a topografia é plana, não ultrapassando os 300 metros de altitude, exceto a Serra Santa Cruz, que possui uma altitude de 844 metros acima do nível do mar.
Clima
No estado prevalece dois tipos de climas: o semiárido e o tropical úmido. O clima do tipo semiárido é típico do sertão alagoano, sendo predominante em grande parte do território. O clima tropical úmido ocorre na costa alagoana, onde os índices pluviométricos são mais elevados. A temperatura média anual é sempre acima dos 24°C.
Hidrografia
O planalto da Borborema é o lugar onde nascem praticamente todos os rios do estado de Alagoas. Esses rios deságuam no São Francisco (temporários) ou seguem direto para o mar (perenes). Sem contar o rio São Francisco, no estado ainda existem os rios Mundaú e Paraíba do Meio.
Vegetação
Nas áreas tropicais localizadas no litoral é identificada vegetações litorâneas (mangues, coqueiros etc.), além de restritas áreas de mata Atlântica. Essa porção do estado é denominada de zona da Mata. E a oeste do estado o que prevalece é a vegetação da Caatinga.
Geografia humana Alagoas (AL) é um estado brasileiro localizado na região Nordeste do país, fazendo divisa com Pernambuco, ao norte; com o Sergipe, ao sul; e com a Bahia, a oeste; sendo banhado a leste pelo Oceano Atlântico. É uma das menores unidades federativas do país, com uma área de 27.778 km², dividido em 102 municípios. Onde habitam 3.300.000 pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 112,3