Geografia urbana
È dito como um processo decorrente comumente em centros urbanos e associado a questão residencial, não restritamente a esta, porém estaremos abordando neste estudo apenas neste enfoque. Observou-se então que nas redes urbanas ocorria um processo de “substituição”, quanto á renda, dos moradores desses bairros, pode-se chamar assim. Ou seja, um bairro que um dia fora habitado por moradores da “classe C” com o passar do tempo verificou-se que este estava sendo então habitado por moradores de uma “classe B+” houve então a necessidade de avaliar e compreender este processo dinâmico socioeconômico que estava ocorrendo nesses centros urbanos.
Notou-se então que o que acontecia era simplesmente a saída desses antigos moradores e a chagada dos novos, estes atraídos pela nova área devida ás amenidades lá existentes.
Roberto Lobato Corrêa descreve como sendo a “invasão” de pessoas de outra classe social a bairros que durante algum período de tempo fora habitado por indivíduos de outra classe seja mais alta ou mais baixa e tudo isso avaliado á capacidade destes grupos de pagar pelos imóveis.
Há também casos em que grupos de classes elevadas deixam suas residências a procura de novas áreas e então grupos de renda inferior ocupam essas residências as transformando em cortiços e amontoados de gente, onde existia outrora uma família passa a ter varias.
A resposta a dar a tudo isso acredita-se ser que, as amenidades do subúrbio atraem a população de alta renda e como sabe-se a produção de residências de alta renda remunera melhor o capital imobiliário.
2. Observação de Campo
Varjão é uma região administrativa do Distrito Federal (RA XXIII) localizada entre o Setor de Mansões do Lago Norte e o Setor Habitacional Taquari (SHTQ). O principal acesso se dá pela Estrada Parque Paranoá (EPPR, ou DF-005).
A alguns anos está explicito que a região administrativa do Varjão vem sofrendo um processo estudado pelo