Geografia - Impactos da Evolução ao meio ambiente
No Brasil
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos instrumentos de avaliação de impacto ambiental, instituído no Brasil dentro da política nacional do meio ambiente, através da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) nº 001/86, de 23 de janeiro de 1986. Trata-se da execução, por equipe multidisciplinar, das tarefas técnicas e científicas destinadas a analisar, sistematicamente, por meio de métodos e técnicas de previsão dos impactos ambientais.
O estudo realiza-se sob orientação da autoridade ambiental responsável que, por meio de instruções técnicas específicas, ou termos de referência, indica a abrangência do estudo e os fatores ambientais a serem considerados detalhadamente. Tal estudo é essencial para se obter o licenciamento ambiental para o funcionamento de um empreendimento ou uma ação humana, como, por exemplo, a instalação de indústria ou agricultura.
No mundo
Todo projeto humano pode ser obrigado a realizar Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA) e apresentar o respectivo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), os projetos de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição, e as medidas mitigadoras (que, em certos casos, são obrigatórias). Nos casos mais complexos, que envolvem muito espaço, muitos recursos e podem atingir muitas pessoas, como na instalação de aeroportos ou hidrelétricas, o licenciamento ambiental pode necessitar de uma série de procedimentos específicos, inclusive a realização de audiência pública com os diversos segmentos da população interessada ou afetada futuramente pelo feito.
O mundo se desenvolveu muito rápido após a descoberta dos meios possíveis de utilização do meio ambiente em seus processos de produção e criação, o que tornou a utilização inconsciente dos recursos gerando um consumo inadequado.
O desenvolvimento da consciência ecológica encontra-se