Relat Rio 1 1
2.1 Medidas de volume:
As medidas de volume devem ser efetuadas como os aparelhos volumétricos certos contidos no laboratório, pode haver erros de volume ao passar de um material para outra devida á calibração imperfeita do aparelho. A leitura do volume deve ser feita na altura dos olhos, para caso não haja alteração. A medição depende de seu estado físico e da sua forma.
2.2 Medida de massa:
O instrumento utilizado é a balança que em gramas (g). Para garantir resultado é preciso que a balança esteja nivelada, é necessário ela estar zerada. No laboratório há duas balanças, uma com precisão de três casas e a outra com quarto. A amostra deve estar dentro de algum recipiente para ser pesada.
3. Objetivo
O objetivo da experiência foi aprender a usar de forma correta todos os utensílios contidos no laboratório, com medidas de volumes e massas precisas ou aproximadas para um bom resultado. Com isso aprendemos á trabalhar em grupo e também que cada gota e grama na balança fazem toda diferença.
4.Trabalho
4.1 Materiais usados :
Béquer de 50,0 e 100,0 ml
Bureta de 50,0 ml
Pipeta graduada (5,0 ml) e volumétrica (20,0 e 25,0 ml)
Erlenmeyer de 125,0 ml
Proveta de 50,0 ml
Rolha de borracha
Cadinho de porcelana
Rolha de vidro
4.2 Reagentes utilizados:
Água destilada
4.3 Procedimento Experimental
4.4 Medidas de volume
a) Medir 50,0 mL de água em um béquer e transferir para o Erlenmeyer. Verificar o erro na escala (diferença das leituras de uma vidraria para outra). Transferir para a proveta graduada e fazer a leitura do volume. Verificar a precisão.
b) Medir 50,0 mL de água na proveta graduada e transferir para um béquer. Verificar o erro na escala. Transferir para o Erlenmeyer. Verificar a precisão. Colocar esses três aparelhos em ordem crescente de precisão.
c) Pipetar 25,0 mL de água usando a pipeta volumétrica. Transferir para a proveta. Comparar a precisão das escalas.
d) Pese um béquer seco de 100,0 mL até duas casas decimais. Meça 20,0 mL de