Geografia física: ciência humana?
CAMPUS DRª. JOSEFINA DEMES
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
RESENHA
Geografia Física: Ciência humana?
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MENDONÇA, Francisco de Assis, Geografia e Meio Ambiente. 6 ed., São Paulo: Contexto, 2002.
Francisco Mendonça, nascido em Minas Gerais, licenciou-se em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, estagiou na França, leciona na Universidade Estadual de Londrina desde 1985, defendeu mestrado, e está cursando o doutorado na Universidade de São Paulo. O “passeio” intelectual de sua vida é decorrência de um profundo amor á natureza que lhe levou a conhecer o país todo, além da Argentina, Chile e Colômbia, de carona.
Francisco Mendonça é um amante da natureza, não é ecológico apenas na teoria: gosta de esporte, comida natural e “curte” acampar. Autor de Geografia Física: Ciências Humanas? Esse autor acha que colocar em discussão suas idéias, mesmo que ainda não perfeitamente acabadas é melhor do que guardá-las egoisticamente para si em nome de um perfeccionismo estéril.
O primeiro capítulo traz abordagem sobre a emergência da temática ambiental na atualidade, que fala sobre o processo de industrialização desrespeitou a dinâmica dos elementos componentes da natureza, ocorreu uma considerável degradação do meio ambiente. Essa degradação tem comprometido a qualidade de vida da população de várias maneiras, sendo mais perceptível na alteração da qualidade da água e do ar, nos ‘’acidentes’’ ecológicos ligados ao desmatamento, queimadas, poluição marinha, lacustre, fluvial e mortes de inúmeras espécies animais que hoje se encontram em extinção. A degradação do ambiente e, conseqüentemente, a queda da qualidade de vida se acentuam onde o homem se aglomera: nos centros urbano-industriais.
Os vários meios de comunicação têm trazido á tona e de maneira bastante alarmista os problemas globais relacionados á degradação do meio ambiente, como acidentes nucleares, derramamento de petróleo em