geografia Globaliza o e meio ambiente Per 7
1- Os debates internacionais sobre meio ambiente Estudiosos alertam sobre os danos provocados na natureza devido à ação humana.
Após a segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), os problemas ambientais tornaram-se mais visíveis, em função do crescimento da população mundial, da rápida industrialização e urbanização das sociedades. Em 1972, foi realizada a Conferência sobre Meio Ambiente Humano, vinte anos depois, os países-membros da ONU se reuniram no Rio de Janeiro, em 1992, na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, e contou com a participação de 178 países e 114 chefes de Estado, que, com base na noção de desenvolvimento sustentável, lançaram as primeiras iniciativas para conciliar desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente. Dez anos depois da Rio-92, realizou-se em Johanesburgo, na África do Sul, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Rio+10. Os resultados não foram satisfatórios, não tiveram avanço.
2- Principais problemas ambientais do século XXI
Entre os principais problemas ambientais do século XXI, destacam-se a degradação do solo, as queimadas, a escassez de recursos hídricos e a ameaça à biodiversidade.
A degradação dos solos A degradação dos solos pode ocorrer por meio da erosão, da acumulação de metais pesados, levando à diminuição de nutrientes minerais e de matéria orgânica (húmus), o que pode restringir ou inviabilizar o uso do solo para a agricultura. Vários fatores contribuem para a degradação dos solos, entre eles: o desmatamento, que facilita a erosão superficial causada pela água da chuva e pelo vento e provoca o transporte de húmus e nutrientes, além de sulcos no solo, que podem formar as voçorocas.
As queimadas Provocadas de forma acidental ou voluntária, as queimadas são motivo de grande preocupação para governos, estudiosos e ambientalistas. As